top of page

Tempo de entrega é uma vantagem competitiva

Em 2002 na conclusão de meu MBA, escrevi um artigo acadêmico, publicado nos anais do XII SIMPEP – Bauru, SP, Brasil, 2005 , se tiver interesse em ler também poderá acessar o arquivo no site da Fundação Vanzoline com o titulo - A logística do e-commece no segmento B2C – Tempo de entrega como vantagem competitiva, 10 anos depois volto a falar do assunto.

Ultimamente vimos a gigante Amazon que sempre teve uma preocupação com sua logística buscando desenvolver soluções para reduzir o tempo e o custo de entrega, são drones com promessas para entregar em 30 minutos, abertura de loja física para retirada dos pedidos, enfim se os projetos sairão do papel e se serão viáveis o tempo irá nos dizer, mas o importante neste post é ver o quanto é importante a questão da logística para o e-commerce, que é simplesmente terceirizada por muitas lojas. Como já tive esta experiência positiva, a qual relato no case de sucesso do meu artigo publicado há 10 anos, sugiro e convido a repensar na solução logística que poderá oferecer realmente um serviço que irá melhorar a vida do seu cliente.

A localização para o e-commerce é tão importante como para a loja física? Pode parecer que não, afinal de um único centro de distribuição é possível entregar para todo o Brasil. Concordo, mas em quanto tempo? Algumas cidades do Brasil concentram os maiores volumes de vendas do e-commerce e oferecer um serviço entrega no máximo no dia seguinte (D+1), claro dependendo do segmento que atua, pois em alguns casos a entrega no mesmo dia para o seu negócio será um diferencial. Por mais que o tempo de entrega nas pesquisas tenha menor relevância, quantas pessoas não efetuam a compra online devido à ansiedade gerada pela entrega, e pela dúvida se realmente será cumprido o prazo prometido?

Os varejistas, que visualizarem o quanto é importante à localização para a internet e adequar o mix de produtos de acordo com a região certamente irão atrair uma nova fatia de consumidores do mercado que tem pouca participação no canal devido a custos de frete e prazo de entrega, pois os principais centros de distribuição dos maiores e-commerces ainda se concentram na região Sudeste do Brasil.

Reduzir o tempo de entrega não só é importante como fará seu negócio crescer e para isto, definir as cidades com maior volume de vendas e instalar um Centro de Distribuição visando entregar mais rápido irá gerar proximidade com seu cliente. Vivemos num mundo físico, logo a proximidade gera segurança e consequentemente leva ação de compra. Outra oportunidade com a localização do centro de distribuição e adequar o mix de produtos, regionalizar de acordo com as necessidades dos clientes locais. Tudo isto não é novidade para o mercado varejista e já é feito pelas redes de lojas que estão instaladas fisicamente em vários estados. O e-commerce precisa atuar desta forma para aumentar suas vendas em outras grandes cidades do Brasil e aumentar sua participação no mercado fora do eixo São Paulo – Rio de Janeiro, onde concentram os maiores volumes de vendas neste canal.

Os varejistas, que visualizarem o quanto é importante à localização para a internet e adequar o mix de produtos de acordo com a região certamente irão atrair uma nova fatia de consumidores do mercado que tem pouca participação no canal devido a custos de frete e prazo de entrega, pois os principais centros de distribuição dos maiores e-commerces ainda se concentram na região Sudeste do Brasil.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Categoria
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page