top of page

Impressão em 3D, já é uma realidade.

Há alguns anos assisti a um vídeo de um artista e designer de interação virtual, cujo nome é James Alliban que utilizava o conceito de impressão 3D e realidade aumentada para criar um novo cartão de visita com o objetivo de dar mais informação da empresa ou da pessoa que tem seu nome impresso no cartão.

Inspirada por esse cara, não, não tenho um novo lote de cartões de visita utilizando este conceito, mas levou-me a pensar que a impressora 3D é uma realidade e que não é só utilizada para trabalhos de prototipagem, mas vem sendo utilizada na linha de produção de muitas indústrias e nos EUA, a venda em 2014 de impressoras 3D industriais representavam o equivalente de um terço do volume de vendas em automação e robótica. Para tornar esta realidade acessível, cada vez mais materiais são imprimíveis, além do básico plástico e resinas fotossensíveis, a impressão pode ser feita em cerâmica, cimento, vidro, metais e ligas metálicas, entre outros, com isto dá para imaginar o que poderá ser impresso e o que isto irá revolucionar.

Impressora CUBE, para impressão com jato (RPP)

E o futuro das vendas com esta tecnologia? O que iremos vender? Como vamos vender e entregar nossos produtos? A internet no seu inicio teve suas resistências e muito lojistas não apostaram no que era uma nova maneira de vender e que hoje é uma realidade, a impressão 3D certamente seguirá o mesmo caminho.

Customizar seu produto poderá ser uma realidade não só do ponto de vista de designs, mas em melhorias tanto do produto como do processo de produção. O quão distante estamos de comprar um produto e produzir em nossa casa? Uma repaginação do modelo Peg e Faça? Poderão surgir centros de impressão espalhados pelas cidades para retirar o produto? A impressão será centralizada e vamos receber via transportadora ou correios? Enfim serão muitas possibilidades e resta saber se você irá ficar esperando que modelos de negócios fiquem prontos para comprar a ideia, ou começará a pensar nas possibilidades que a impressão 3D poderá ter em seu negocio, na sua vida profissional.

Certamente pensar sobre isto já irá estimular não só sua criatividade, mas como poderá melhorará a vida das pessoas com um novo modelo de vender produtos e serviços usando a impressão 3D.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Categoria
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page