E-commerce só sobrevive quem souber se diferenciar


A principal ferramenta do e-commerce é a tecnologia, porém ela é um meio, e por si própria não assegura diferencial competitivo que seja sustentável às empresas. A verdade é que com o barateamento das tecnologias, simplesmente tudo ficou comprável e imitável.

Onde estará o seu diferencial? Como ganhar neste mercado? Inicialmente saber escolher a tecnologia utilizada será um ganho, mas saber extrair os benefícios que a tecnologia pode dar a empresa será o diferencial. Usar a tecnologia para realmente ofertar valores que são percebidos pelos clientes

Fazer uma compra em um e-commerce de uma TV, ao invés de ser um processo simples, ficou complexo e confuso, o que faz muitos clientes irem a uma loja tirar dúvidas e muitos acabam finalizando a compra neste canal. Porém, lembre se, nem sempre ele foi na loja, a qual procurou o produto no site.

Diante de um contexto em que ocorre uma massificação de comunicação de produtos expostos a tanta variedades, de maneira caótica, qual escolher? Porque não auxiliar a compra, agir como o vendedor, fazendo duas a três perguntas para iniciar o processo mostrando os produtos com maior probabilidade de atender as expectativas, ao invés de apresentar uma lista com varias marcas, modelos e atributos do produto os quais o cliente nem sabe se quer ou vai usar, mas que certamente geraram dúvidas e, adiaram a decisão de compra. Atenção, não é ter atendimento virtual ou Chat, isto não é inovar.

É importante saber como o consumidor se sente diante de sua loja, dispor de verbas para pesquisas de Eye Tracking podem ajudar a identificar muitos destes problemas. O que parece simples e básico para uns, para outros pode ser complexo e difícil. É necessário transformar dados e informações em conhecimento de valor, isto é crucial para as empresas que realmente esperam prosperar.

Existe uma tendência para a evolução das tecnologias em modelos de entrega não só com caráter de compra de produtos, mas principalmente de serviços. Humanizar de forma que o cliente veja o beneficio e o diferencial, se sinta bem comprando em seu e-commerce e tenha a certeza da melhor compra.

Modelos de negócios que são simplesmente cópias, continuarão brigando pelo seu espaço no mercado usando estratégias de preço e frete grátis. Até quando este modelo será um negócio sustentável para sua empresa?

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