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Desconto ou Promoção como Estratégia de Vendas?

Em geral a busca por um produto na internet faz com que o consumidor pense em encontrar o melhor preço, porém isto não significa que será o menor preço.


Muitas redes de varejo, com muitas lojas, trabalham no e-commerce com uma política agressiva de desconto, apresentando até lucros negativos. Cuidado para não ser conhecido como empresa só de desconto. Desconto tem que ser bom para quem vende e para quem compra


Antes de definir preço, é importante definir qual a estratégia que irá adotar para seu canal online. Será desconto ou promoção?


Como estratégias de desconto, ofereça para quem compra mais, quanto maior o valor mais desconto. Produtos de baixo valor é mais importante o valor do frete no total da compra do que o desconto no produto. Produtos de alto valor, o custo do frete é baixo comparado ao total da compra, logo o desconto será mais importante para o consumidor. Use estratégias de desconto de acordo com seu negócio, recorrência de compra e ticket médio.

  • Frete grátis ou desconto no frete, funciona para valores baixos onde o frete acaba sendo superior a 10% do valor do item.

  • Compre + ganhe + desconto, faz com que o cliente aproveite e aumente o valor do carinho.

  • Cupom desconto para compras acima do valor de seu ticket médio, incentiva a levar um item a mais para completar o valor e obter a oferta.

  • Se pagar a vista 5% ou 10% de desconto, melhora o fluxo de caixa e com o pagamento PIX, a venda é finalizada na hora.


No varejo online, desconto direto no produto funcionam para produtos de alto valor agregado ou de alta recorrência de compra.


Agora quando falamos de promoção, é importante lembrar, que é uma ação de vendas que tem início e fim, como uma data comemorativa, dia do cliente, Black Friday, entre outras, logo não pode ser prorrogada, para não ser valorizada. Promoção necessita de urgência. É importante manter a estratégia de tirar a oferta se não comprar. Utilize estratégia de promoção, visando gerar urgência na decisão de compra.

  • Utilize em alguns produtos, preço especial por um determinado período.

  • Promoção exclusiva para clientes que mais compram em sua loja, clientes que não compraram nos últimos 4 meses, que compram determinado produtos, nunca compraram o produto OU compraram um produto similar. É importante ser exclusiva e restrita ao grupo selecionado.

  • Oferecer amostras, brindes na compras de determinado produto.

  • Ação para um produto exclusivo ou lançamento, em um período ou para um grupo de clientes, como exemplo: acesso a uma Pré Sale.


Evite oferecer tudo ao mesmo tempo para seu cliente, pois isto fará com que sua loja seja conhecida pelos descontos, e no dia que não oferecer naturalmente terá uma queda de vendas e isto poderá gerar perdas financeira para seu negócio online. A decisão de compra está a um clique, e é fácil comparar com seus concorrentes, logo nem sempre sua loja terá o menor preço, mas poderá ofertar o melhor custo benefício entre preço X frete X prazo de entrega X formas de pagamento.


Definir mensalmente as estratégias de vendas, ajudará a manter seu negócio online lucrativo. Boas vendas!

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