Desconto ou Promoção como Estratégia de Vendas?
- Lismeri Avila
- 21 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Em geral a busca por um produto na internet faz com que o consumidor pense em encontrar o melhor preço, porém isto não significa que será o menor preço.
Muitas redes de varejo, com muitas lojas, trabalham no e-commerce com uma política agressiva de desconto, apresentando até lucros negativos. Cuidado para não ser conhecido como empresa só de desconto. Desconto tem que ser bom para quem vende e para quem compra
Antes de definir preço, é importante definir qual a estratégia que irá adotar para seu canal online. Será desconto ou promoção?
Como estratégias de desconto, ofereça para quem compra mais, quanto maior o valor mais desconto. Produtos de baixo valor é mais importante o valor do frete no total da compra do que o desconto no produto. Produtos de alto valor, o custo do frete é baixo comparado ao total da compra, logo o desconto será mais importante para o consumidor. Use estratégias de desconto de acordo com seu negócio, recorrência de compra e ticket médio.
Frete grátis ou desconto no frete, funciona para valores baixos onde o frete acaba sendo superior a 10% do valor do item.
Compre + ganhe + desconto, faz com que o cliente aproveite e aumente o valor do carinho.
Cupom desconto para compras acima do valor de seu ticket médio, incentiva a levar um item a mais para completar o valor e obter a oferta.
Se pagar a vista 5% ou 10% de desconto, melhora o fluxo de caixa e com o pagamento PIX, a venda é finalizada na hora.
No varejo online, desconto direto no produto funcionam para produtos de alto valor agregado ou de alta recorrência de compra.
Agora quando falamos de promoção, é importante lembrar, que é uma ação de vendas que tem início e fim, como uma data comemorativa, dia do cliente, Black Friday, entre outras, logo não pode ser prorrogada, para não ser valorizada. Promoção necessita de urgência. É importante manter a estratégia de tirar a oferta se não comprar. Utilize estratégia de promoção, visando gerar urgência na decisão de compra.
Utilize em alguns produtos, preço especial por um determinado período.
Promoção exclusiva para clientes que mais compram em sua loja, clientes que não compraram nos últimos 4 meses, que compram determinado produtos, nunca compraram o produto OU compraram um produto similar. É importante ser exclusiva e restrita ao grupo selecionado.
Oferecer amostras, brindes na compras de determinado produto.
Ação para um produto exclusivo ou lançamento, em um período ou para um grupo de clientes, como exemplo: acesso a uma Pré Sale.

Evite oferecer tudo ao mesmo tempo para seu cliente, pois isto fará com que sua loja seja conhecida pelos descontos, e no dia que não oferecer naturalmente terá uma queda de vendas e isto poderá gerar perdas financeira para seu negócio online. A decisão de compra está a um clique, e é fácil comparar com seus concorrentes, logo nem sempre sua loja terá o menor preço, mas poderá ofertar o melhor custo benefício entre preço X frete X prazo de entrega X formas de pagamento.
Definir mensalmente as estratégias de vendas, ajudará a manter seu negócio online lucrativo. Boas vendas!
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